Número total de visualizações de páginas

11 de maio de 2010

Aconteceu mais europa?

Como refere Paulo Pedroso, a partir do seu banco corrido, os lideres europeus poderão ter feito história no passado fim-de-semana. Com a sua decisão de criar um Fundo de Contingência para acudir a Países em dificuldades, fez-se, pelo menos, algo que se impunha:enfrentar a especulação financeira que se abate sobre o euro com ataques aos seus elementos mais frágeis.
Os primeiros sinais dos mercados parecem mostrar que resuktou. Pena é que só tivesse sido agora. Não poderíamos ter evitado alguns rombos que já produziram os seus efeitos?
Gostava de acreditar que, com este passo, se inicia um caminho que nos traga mais europa. Mas não basta mais europa. É preciso, também, melhor europa. Uma europa que seja capaz de, com determinação, rigor e inteligência, garantir a defesa do grande contributo europeu para a nossa civilização: o modelo social europeu que, precisando de ser modernizando e adaptando aos novos tempos, deve ser preservado e servir de exemplo para outras partes do mundo.
Mas para isso são precisas mais coisas. Nomeadamente na nossa famíia socialista e social democrata europeia. Com os ventos que sopram do outro lado do Atlântico, com Obama, bem que poderíamos enfrentar, de vez, aquilo a que Mário Soares chamou de "colonização neo-liberal" do socialismo europeu.
A ver vamos se estamos à altura de tal desafio.

Sem comentários: