TEMOS GOVERNO
Na apresentação do Programa de Governo, José Sócrates mostrou, no seu discurso e no debate que se lhe seguiu, que iniciou uma nova legislatura com uma estratégia adequada à situação do País e que incorporou soluções que, sem perder de vista as dificuldades que temos na actual situação económica do mundo e do País, visam responder a alguns dos principais problemas sociais e políticos que carecem de solução imedidata.
Esteve bem no caminho pontado para a resolução do problema dos professores; apontou soluções para o subsidio de emprego para vigorarem especialmente em 2010; anunciou a aprovação, já na próxima semana, de um novo programa de estágios visando a profissionalização de licenciados nas instituições de economia social, tendo em vista a sua capacitação institutcional; reafirmou os compromissos relativos ao salário mínimo nacional; anunciou os critérios para o aumento das pensões, no quadro de uma situação de inflacção negativa.
Reafirmou, igualmente, os compromissos do PS e do anterior Governo com os investimentos públicos e com os grandes projectos, como factores de modernização do País e de animação da economia e do mercado de emprego.
Em suma penso que poderemos dizer, e eu digo-o, sem hesitação, que temos um Governo munido de vontade e determinação para enfrentar os próximos 4 anos. Um Governo que não fecha os olhos à s dificuldades, mas que, apesar e delas, e por elas, actua no sentido de contrariar os seus efeitos e de minorar os seus impactos.